SAPATOS 

Noiva -  Conforto em primeiro lugar


       Os nossos pés merecem cuidados especiais sempre, em todas as fases da nossa vida e no dia do casamento não poderia ser diferente. Você vai passar longas horas de sapato, terá que ficar pronta alguns minutos antes da cerimônia, vai posar para várias fotos e ainda circular no salão. Ufa! Por isso é importante escolher um sapato confortável e que siga o modelo do vestido, para que você não chegue no final da festa com dores nos pés, doida para que tudo acabe logo. Separamos algumas dicas para você:
      Com vestido longo
          Como eles vão aparecer muito pouco, você pode mandar forrar com o mesmo tecido do vestido um sapato seu que seja confortável. Mas para isso o modelo deve ser clássico, porque se por acaso aparecer por baixo da roupa, ele não estará destoando. Não é porque ele não vai aparecer que você vai usar um sapato sem salto algum, um saltinho sempre dá uma postura melhor. Agora, se você é baixinha, não adianta querer descontar num salto 7, até porque o véu e o vestido longo já vão aumentar você o suficiente.
      Acima do calcanhar
          Nesse caso, o sapato também irá compor seu visual, por isso é provável que você tenha que comprar um modelo de acordo com o vestido escolhido, a não ser que o seu usado esteja com forma e feitio como novos. Com relação ao salto, você até pode usar um mais baixo, 3 ou 4 centímetros
      Acima do joelho
          Se o modelo é acima do joelho, você terá de sacrificar um pouco do seu conforto em benefício de uma postura melhor. O salto 5 é o ideal, sem ser muito desconfortável e o modelo pode ser de pelica ou verniz.
      Dicas:
Se não estiver habituada a usar salto, esqueça os curtinhos.
Evite sapatos fechados demais, com saltos largos ou amarrados nos calcanhares, eles vão dar um aspecto pesado aos seus pés. Prefira os cavados, com saltos finos - mas nem tanto e que revelem suas pernas a partir do peito do pé.

     

  Noivo - A elegância do preto


      Preto é a cor básica para o sapato do noivo, nenhuma outra cor transmite a mesma elegância que o preto, em qualquer traje.
       Escolha um modelo macio e que te traga conforto, você vai ficar em pé por um bom tempo, vai esperar pela sua amada, vai tirar fotos e cumprimentar os convidados, se o sapato não for confortável, você vai querer uma boa bacia de água quente quando estiver à sós...
      Se o casamento for informal
         À tarde e você irá usar um costume claro o ideal é sapato de bico quadrado de couro fosco, social.
      Final de tarde
         O sapato pode ser pespontado ou não, e pode ser de amarrar.
      À noite em um clima mais formal
         Esse horário pede um sapato de verniz de amarrar.
     
Se o casamento for do tipo solene
         Fraque e sapato clássico de verniz, sem amarrar.